Sobre a Bahia


Para quem não conhece a Bahia, ou conhece, mas ainda não se aprofundou nas maravilhas desta terra; o blog Bahia em Cores está aqui para ajudar a divulgar o que a Bahia tem de melhor e mais bonito.
É claro que a Bahia não é só alegria, mas temos um enorme diferencial, por exemplo: nós sabemos substituir a tristeza pela alegria, da melhor maneira possível; e fazemos isso de uma forma bastante visível aos que nos visitam. Não é em vão que a Bahia é conhecida como a "A terra da alegria".

Na Bahia ocorrem várias festas durante o ano, as principais são a Lavagem do Senhor do Bonfim, o Carnaval da Bahia e as diversas micaretas que ocorrem no ano todo - sendo também o carnaval fora de época uma criação baiana. Há também as festas juninas, como o São João com destaque para as cidades de Jequié e Cruz das Almas que todos os anos trazem grandes atrações da música brasileira. Ainda tem a tradicional Vaquejada de Serrinha, que acontece junto ao feriado de 7 de setembro. Na capital (Salvador) acontece sempre no começo do ano o Festival de Verão e em Vitória da Conquista o Festival de Inverno. Fatos que contribuem para o alto potencial turístico, que vem sendo muito explorado também através do litoral, que por sinal, é o maior do Brasil, com cerca de 1.183 km. Outros lugares como a Chapada Diamantina, Recôncavo e outras praias de belezas naturais e de grande valor histórico e cultural, também fazem do nosso litoral o mais bonito.
Veja esta foto da praia de Itapuã (diversas vezes homenageada em músicas e poesias), e se você quiser saber mais sobre as praias mais conhecidas da Bahia, clique aqui.

 Praia de Itapuã - Salvador/BA

Nas últimas décadas, a Bahia tem sido um verdadeiro celeiro musical. Surgiram muitos artistas (músicos, instrumentistas, cantores, compositores e intérpretes) de grande influência no cenário musical nacional e internacional. Por ter sido a maior cidade das Américas durante muitos séculos, Salvador foi local dos nascimentos, a partir da influência africana, do samba de roda, seu filho samba, o lundu e outros tantos ritmos, movidos por atabaques, berimbaus, marimbas - espalhando-se pelo resto do Brasil, e ganhando o mundo.
Na Bahia nasceram expoentes brasileiros do samba, do pagode, do tropicalismo, do rock nacional, da bossa nova, axé e samba-reggae. Alguns dos principais nomes são Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Tom Zé, É o Tchan!, Novos Baianos, Raul Seixas, João Gilberto (criador da bossa nova), Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Luiz Caldas, Margareth Menezes, etc.

Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Claudia Leitte

Falando ainda de música e festa, em 1950, Dodô e Osmar inventam o Trio Elétrico, e então um novo cenário foi descortinado, revelando artistas e grupos musicais como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Asa de Águia, Margareth Menezes, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Chiclete com Banana, entre outros.
O negro reconquista sua identidade e ganha força nos Filhos de Gandhi, o Olodum, e blocos como o Ilê Aiyê, que une música ao trabalho social. Surge com isso, o Carnaval de Salvador que hoje é a maior manifestação popular do Mundo. Onde bate recordes contando com cerca de 3 milhões de foliões em seis dias de festa.

Trio elétrico nas festas de Carnaval em Salvador

Em se tratando de comida, a Bahia tem uma culinária forte. Pelo menos é o que dizem os turistas. Do tabuleiro da Baiana brotam o acarajé, o abará, o vatapá e tantos pratos temperados pelo azeite de dendê, que, aqui pra nós... é uma delícia!

Acarajé com vatapá, camarão e pimenta

Diferentemente da satirização feita pelos grandes meios de comunicação do Brasil, o dialeto falado na Bahia, segundo alguns lingüistas, seria parte integrante do grupo sulista, sendo, portanto, separado do nordestino. Entretanto, algumas gírias soam "estranho" para outras regiões do país como o famoso "Oxente", "O paí ó", "Massa" (no sentido de coisa boa) e "Aonde" (utilizado para negar uma frase).

A Bahia ocupa uma área de mais de 567 milhões de km². Ocupa um espaço equivalente a quase 7% do território nacional. Para se ter uma idéia, o nosso Estado é maior que a França. Somos o mais rico do nordeste, e o nosso turismo é o que mais cresce em todo o Brasil. (Vox Populi)

A Bahia é o centro da cultura afro-brasileira e boa parte da população é de origem africana, com uma maior porcentagem de mulatos, seguidos por brancos e negros. É o estado brasileiro com maior numero relativo de negros e mulatos, e o que possui maior influencia da cultura africana, principalmente na música, culinária e religião.

De acordo com estimativas de 2007 do IBGE, a Bahia é o 4º estado brasileiro mais populoso e o 15º mais povoado, com uma população de 14.080.654 habitantes distribuída em 564.692,7 km² resultando em 24,93 hab./km². Se fosse um país, a Bahia seria o 65º em população, entre o Camboja e o Equador.
A cidade mais populosa do estado é Salvador (capital, com 2.892.625 habitantes), que também é a terceira cidade brasileira mais populosa, sendo seguida por Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Barreiras, Jequié, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Nossa bandeira é azul, vermelha e branca.


No futebol (paixão nacional), Bahia e Vitória são os times que fazem mais sucesso por aqui.

Segundo a pesquisa "Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009", realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros, já que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos optarão pelo estado. A vantagem é grande para os demais, Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas.

Enfim, o Brasil foi descoberto aqui, a primeira capital do Brasil foi Salvador da Bahia.

Está na Bahia o povo mais gentil e hospitaleiro do Brasil.

Viva à Bahia e aos baianos.


Seja bem vindo à Bahia!

Luciano Barreto

Read more...

  © Luciano Barreto Design by Luciano Barreto 2010

Voltar para o TOPO