Pontos Turísticos de Salvador

29 de dezembro de 2012

Por Luciano Barreto
.
Vivo nessa terra há mais de 30 anos. Sempre curti Salvador. Sem dúvida, esta é uma das cidades mais belas do mundo. Famosa pela sua história, pelo legado deixado por povos de outros continentes, pela miscigenação cultural, pelo sincretismo religioso, e pelo povo hospitaleiro que sempre acolhe, abraçando o visitante, oferecendo-lhe as melhores condições, os melhores passeios, os melhores restaurantes e hotéis, os melhores roteiros e a melhor viagem. Aqui, o visitante se surpreende em cada esquina, com cada história, e registra tudo o que vê, não apenas nas câmeras e nos livros; mas na sua memória, onde residem os registros mais valiosos.

Salvador é uma cidade gostosa de ver e se viver. Quem vem a Salvador pela primeira vez se encanta e quer voltar. Quem mora aqui é naturalmente encantado e dificilmente vai embora.

Estamos no verão, e neste período, Salvador se prepara para a maior festa popular do planeta. São mais de 2,8 milhões de foliões circulando pelo Centro da Cidade. O Carnaval de Salvador ocupa uma área de 25 quilômetros, abrigando camarotes, arquibancadas, etc. São seis dias de folia, e nesta época, Salvador recebe gente de todo o estado da Bahia, de todo o país e dos quatro cantos do mundo que se unem numa mesma emoção. Clique aqui e saiba mais sobre o Carnaval de Salvador.

Fotografei alguns pontos turisticos de Salvador, e mostrarei abaixo, fazendo uma breve apresentação sobre cada um.
Espero que você sinta vontade de experimentar Salvador. Só quem experimenta Salvador da Bahia sabe o gosto que essa terra tem e entende por que a capital baiana é um dos principais destinos turísticos do mundo... Saboreie todos os cantos e todos os temperos dessa Feliz Cidade. Bem vindos à Capital da Alegria! Bem vindos à Salvador da Bahia!
.

Pelourinho, principal símbolo da Bahia: reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.
É no Pelourinho que Salvador reúne sua maior riqueza, revelada nos detalhes arquitetônicos, nas igrejas e nas casinhas coloridas, que se dedicam e vivem de turismo. Localizado no centro histórico de Salvador e tombado pelo patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Pelourinho é considerado atualmente um grande shopping a céu aberto por oferecer atrações artísticas, musicais e opções de bares, restaurantes, lojas de roupas, artesanatos e jóias, museus, teatros e igrejas, entre outros.
.

O Farol de Aveiro ou Farol da Barra como é mais conhecido, foi constuído em 1893 com altura de 66 m do nível do mar. Ele pode ser visto a 42 km de distância...
.
O Elevador Lacerda une as duas partes de Salvador: a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O elevador foi construído em 1873, com duas cabines movidas a força hidráulica. Em 1932, foi construída uma nova torre e foram acrescentadas mais duas cabines. O elevador demora 30 segundos para fazer a viagem de 72 metros de altura, e transporta mais de 32 mil pessoas por dia.
.

Mercado Modelo, cuja construção data de 1861, com arquitetura em estilo neoclássico, é o principal ponto de compras de artesanato e lembranças da Bahia...
No Mercado Modelo existem porões com lâminas dágua de 20 cm, onde ficavam os escravos que chegavam da África, antes de serem leiloados. Comenta-se que eram também utilizados como prisão de escravos.
A Feira de Artesanato em frente ao Mercado Modelo é uma amostra da arte popular baiana...
.


Monumento da Cruz Caída, obra de Mário Cravo, que recorda a demolição da Igreja da Sé em 1933. Ao fundo, a Baía de Todos os Santos..


Forte de São Marcelo, construído sobre um banco de recifes a 300 m da costa, destaca-se por se encontrar dentro das águas e ser o único no Brasil em formato circular. Sua construção foi inspirada no Castelo de Santo Ângelo, na Itália, e na torre do Bugio, em Portugal...
 .

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, no Pelourinho, construída em 1702, em estilo barroco espanhol, tem sua fachada em pedra lavrada, único exemplar no Brasil... 
.

Dique do Tororó: esse é o único manancial natural de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que possui uma lagoa de 110 mil metros quadrados. O espaço preferido para os amantes do esporte, tem pista de cooper, raias para a prática do remo, decks para a pesca, piers para pequenas embarcações, equipamentos de esportes e ginástica, playgrounds, além do Centro de Atividades e da Praça de Eventos. O centro possui ainda restaurantes e estacionamento com 150 vagas. A praça tem um palco flutuante para a realização de shows e espetáculos. No meio da lagoa, esculturas de diversos Orixás complementam a beleza da região e marcam o sincretismo religioso da cidade.
 .

Cruz na Praça da Igreja de São Francisco no Pelourinho.
 .

Bahia Marina.
 .
 
Baianos.
.
.
.

.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é bem-vindo, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial.
Esteja à vontade, e comente sempre.

  © Luciano Barreto Design by Luciano Barreto 2010

Voltar para o TOPO