Carnaval no Pelourinho

21 de fevereiro de 2010

A palavra pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. Na época do Brasil Colônia, era usado para expor os escravos ao castigo com chicotadas. Logo depois, por não muito tempo, já em 1960, o Pelourinho passou então a ser um antro de prostituição e marginalidade. Daí, 20 anos depois, com o reconhecimento do casario como patrimônio da humanidade pela UNESCO, e após sua revitalização e conservação, que dura até os dias de hoje, o Pelourinho transformou-se num Centro de “efervescência” cultural.
.

Não serei modesto ao falar do Pelourinho atual; afinal, em pleno carnaval, estive cinco noites visitando este lugar, que recomendo a qualquer pessoa de qualquer parte do mundo, seja ela criança, adolescente, jovem, adulto, e principalmente aos idosos. Por que digo, principalmente aos idosos? Porque quando se trata de boas lembranças, aquele que tem mais tempo de vida, se sente mais feliz; e isso é obvio. Quem não gostaria de lembrar os bons momentos vividos nos carnavais? E aquelas músicas dos anos passados? As bandinhas de fanfarras? Enfim, foi justamente isso que o Carnaval deste ano no Pelourinho nos fez viver: A alegria dos bons momentos.
.

Eu moro no Centro da cidade de Salvador; a pouco menos de 1,5 km do Pelourinho. Desde os 18 anos, sou freqüentador, mas nunca estive no Pelourinho numa época de carnaval. (Que pena! Acho que perdi muita coisa). Mas, este ano foi excelente, não somente por ter sido a minha primeira vez, mas também por descobrir que este lugar já está na minha lista de presença dos próximos carnavais. Hehehe!
.
Com pouco dinheiro e com muita vontade de curtir, eu não tirava os olhos da programação dos eventos. Desde o dia 12/02 (sexta-feira) até o dia 16/02 (terça-feira), participei de quase todos os eventos noturnos, e só me ausentava depois do ultimo evento. Rsrs...
.
Veja alguns dos principais show's que não perdi:
.

Luís CaldasJauperíTrês na FoliaLazzoGerônimo

Cinco dias foi o suficiente para participar de muita coisa. E hoje, posso afirmar que Carnaval não é só trio elétrico, a festa tem fanfarra e diversidade cultural também.
Abaixo, veja mais alguns dos registros que fiz em fotos:
.

E fica aqui, o meu convite a você que ainda não esteve no Carnaval do Pelô.
Venha! A Bahia é linda! E o Pelourinho esta dentro dela.
.
É importante ressaltar que não vi nenhuma confusão, aliás, nada que não fizesse parte da Alegria de um Carnaval.
.
Um abraço.
.
Meu agradecimento às pessoas que encontrei por lá, aos parentes e amigos que tornaram meu carnaval uma festa sadia e completa.
Muito obrigado, e até 2011!

.
Clique aqui, acesse o site do Pelourinho Cultural e fique por dentro dos eventos no Pelô.

8 comentários:

Camila,  ter. fev. 23, 11:57:00 PM 2010  

Ta massa teu blog Luh...como sempre vc caprixaaaaaaaaa.....Adorei...e tuh e PAty curtiram horrores nehh?? Fica bemmm!!!

CB7E RADIOWEB ter. fev. 23, 11:58:00 PM 2010  

Poxa Luciano fantástica abordagem e cobertura completa!foi muito bom poder ouvir um pouco do carnaval do pelo agora só ano que vem pra ir lá mas com certeza depois dessa o pelourinho vai precisar aumentar de tamanho!

Maryzerlia,  qua. fev. 24, 12:21:00 PM 2010  

Amei o seu blog..Sucesso viu?? E muito obrigada por ter participado em partes, deste carnaval no pelô, como pessoas maravilhosas que há tempos conheço e vcs que os conheci!! Forte ABraço a vcs!!

Marina G. qua. fev. 24, 12:22:00 PM 2010  

Mas que delíicia de blog. Assim fico mais perto da Bahia que ainda pretendo passar bons dias por aí.

Beijos e sucesso!

Filipe Leal,  qua. fev. 24, 01:37:00 PM 2010  

Iae Lú,

A matéria está massa !
Parabéns pelo blog...
Vamos marcar outras progamações culturais aqui no pêlo.
Abraços,
Filipe

Unknown qua. fev. 24, 04:00:00 PM 2010  

As pessas que comentaram tiraram as palavras do meu teclado,já que não posso falar. Está de parabéns, Luciano. E ano que vem vamos estar juntos novamente.

Lú Barreto qua. fev. 24, 08:17:00 PM 2010  

Olá povo!
Que bom saber que vcs estão gostando do Blog. Fico muito feliz com isso. Poder escrever o que vejo é gratificante. Basta vcs conferirem também. Rsrsrs...
A Mary, Henrique e Filipe, vamos continuar curtindo juntos os eventos do Pelô.
Abração a todos, e continuem acessando o Blog.

Thaís Souza qui. fev. 25, 08:20:00 AM 2010  

Poxa Lú... a medida que se lê o post, vai dando vontade de participar das comemorações do carnaval no Pelourinho. Adorei a aborgadem que você fez, completíssima!
Parabéns pelo blog. Sucesso!

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é bem-vindo, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial.
Esteja à vontade, e comente sempre.

  © Luciano Barreto Design by Luciano Barreto 2010

Voltar para o TOPO