2 de Fevereiro - Dia de Yemanjá

2 de fevereiro de 2010

.
Dois de fevereiro é, oficiosamente, feriado na Bahia. E como diz Dorival Caymmi (compositor baiano) “É dia de festa no mar”.
.

No ano de 1923 houve uma diminuição no pescado da vila de pescadores do Rio Vermelho. Tentando buscar ajuda na Mãe D'Água, Iemanjá, saíram a dois de fevereiro para ofertar presentes à deusa. Ano após ano os pescadores repetiram essa cerimônia. A princípio era feita em conjunto com a Paróquia do Rio Vermelho, devido ao sincretismo entre a rainha do mar e Nossa Senhora da Conceição. Nos anos 60 houve uma reação da Igreja Católica contra o culto pagão, fazendo com que a festa perdesse, oficialmente, a devoção à santa católica. A Igreja de Santana, localizada no mesmo local da festa, sempre mantem as portas fechadas no dia 2 de fevereiro.
.
Salvador é uma cidade banhada por água de todos os lados, e nada mais justo que homenagear este elemento. Homenagem esta que começa na madrugada, com devotos do candomblé e do catolicismo, junto com muitas mães de santo de terreiros de Salvador, ao lado da antiga Casa do Peso, dentro da qual há um peji de Yemanjá e uma pequena fonte. Na frente da casa, uma escultura de sereia representando a Mãe D'Água baiana, Yemanjá, que também é conhecida por dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Estes devotos colocam suas ofertas e bilhetes com pedidos em balaios organizados pelos pescadores do bairro do Rio Vermelho. Esses balaios são levados por cerca de 300 embarcações, com o saveiro levando a oferenda dos pescadores sempre a frente do cortejo.
.
As manifestações de agradecimento têm o seu epicentro no bairro do Rio Vermelho, no mesmo local onde foi instalada a primeira colônia de pescadores da cidade e onde se encontra a Casa de Yemanjá. É lá onde, durante todo o dia, adeptos do candomblé, turistas e devotos (vestidos de branco) formam longas filas para depositar seus presentes - pentes, espelhos, sabonetes, perfumes, flores, jóias (tudo aquilo que possa agradar a uma mulher vaidosa) - em balaios que no fim da tarde são levados em barcos num cortejo até o ponto onde finalmente são arriados para que afundem e alcancem a mãe de todos os orixás.
Saiba mais...
.

Mas como tudo na cidade, este que é o único grande festejo religioso oriundo do candomblé, e não da Igreja Católica, acaba transformando-se em um dia de festa repleto de musicalidade e alegria. Dezenas de manifestações culturais e artísticas acontecem nas ruas do bairro com rodas de capoeira, cortejos, contando com a presença do tradicional bloco Filhos de Ghandy e a presença importantíssima dos turistas que vem de todo o mundo.
.
Nada mais justo então que a cada ano, no dia 02 de Fevereiro, milhares de devotos parem para agradecer um pouco a fertilidade e proteção que tiveram, e pedir por uma boa pescaria e águas calmas nos dias que estão por vir.
.
.
Por isso o dia 2 de Fevereiro é um dia sagrado e dos mais importantes no calendário da cidade. Um dia de muita fé, festa e alegria - na terra e no mar.
.
Viva ao dia 2 de fevereiro - Viva a Iemanjá!
.
Texto e fotografia: Lú Barreto
Clip musical: Banda Radiola
.

2 comentários:

LAlencar qua. fev. 03, 01:42:00 PM 2010  

Êta cidade maravilhosa, essa é a nossa Bahia e o nosso Salvador, parabens, as fotos estão ótimas, muito bom este blog.

Anônimo,  sex. fev. 05, 01:15:00 AM 2010  

Olá meu querido adorei as fotos e viq ue vc tem um file ai viu quero me colocar a sua disposição e tb o jornal Gicult (www.gicult.com.br) pra vc publicar suas fotos viu. garnde a braço e tudo de bom nessa jornada.
Seu amigo ALan Leal

Postar um comentário

Olá!
Seu comentário é bem-vindo, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, bem como conteúdo meramente comercial.
Esteja à vontade, e comente sempre.

  © Luciano Barreto Design by Luciano Barreto 2010

Voltar para o TOPO